Lembrar Sempre 


184 registados
Mais recente: Holographicndo


0 registados
124 visitantes

Users no Chat online: 0


Tspicos: 263
Mensagens: 313

Sem aniversarios vismveis.



  #1  
Velho 23-02-2009, 13:29
porroyal porroyal encontra-se desligado
Moderador
 
Data de Adesão: Nov 2008
Mensagens: 14
Lightbulb Lhéngua Mirandesa !!!

A língua mirandesa, ou mirandês,
é uma língua românica, e também um dialecto do asturiano, com o estatuto de língua oficial na Terra de Miranda (norte de Portugal). É falada por quinze mil pessoas no concelho de Miranda do Douro e em três aldeias do concelho de Vimioso, num espaço de 484 km², estendendo-se a sua influência por outras aldeias dos concelhos de Vimioso, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Bragança.
O mirandês tem três dialectos (central ou normal, setentrional ou raiano, meridional ou sendinês); os seus falantes são em maior parte bilingues ou trilingues, pois falam o mirandês e o português, e por vezes o castelhano.
Os textos recolhidos em mirandês mostram a envolvência de traços fonéticos, sintácticos ou vocabulares das diferentes línguas; o português é mais cantado pelos mirandenses, porque é considerado língua culta, fidalga, importante.

Total de 15.000 falantes !!!

Falada : concelhos de Miranda do Douro, Vimioso, Bragança e Mogadouro
Responder com Quote
  #2  
Velho 11-02-2010, 15:15
teresaquintela teresaquintela encontra-se desligado
Novato
 
Data de Adesão: Feb 2010
Mensagens: 1
Por Defeito pedido de ajuda

Sou uma transmontana, professora de português, na Escola Secundária João da Silva Correia, em S. João da Madeira, e uma entusiasta da língua mirandesa. Sempre que oportuno, falo aos meus alunos da língua mirandesa. Já trabalhei com eles alguns contos, apesar do meu analfabetismo, relativamente à língua. Este ano, surgiu, na escola, a ideia de durante dois dias, desenvolver actividades relacionadas com o multiculturalismo e o multilinguismo, e eu, enquanto professora de português e coordenadora do grupo de teatro da escola, propus fazer a encenação de um pequeno texto dramático em mirandês, para assim dar a conhecer uma língua que é nossa e que muita gente desconhece, mesmo entre professores. O problema é que não disponho de qualquer texto dramático em mirandês e as minhas pesquisas foram infrutíferas. Será que me pode ajudar? Ficaria muito grata.
Responder com Quote
  #3  
Velho 14-02-2010, 16:18
goncalo goncalo encontra-se desligado
Moderador
 
Data de Adesão: Mar 2007
Mensagens: 43
Por Defeito

Citar:
Criado Inicialmente por teresaquintela Ver Mensagem
Sou uma transmontana, professora de português, na Escola Secundária João da Silva Correia, em S. João da Madeira, e uma entusiasta da língua mirandesa. Sempre que oportuno, falo aos meus alunos da língua mirandesa. Já trabalhei com eles alguns contos, apesar do meu analfabetismo, relativamente à língua. Este ano, surgiu, na escola, a ideia de durante dois dias, desenvolver actividades relacionadas com o multiculturalismo e o multilinguismo, e eu, enquanto professora de português e coordenadora do grupo de teatro da escola, propus fazer a encenação de um pequeno texto dramático em mirandês, para assim dar a conhecer uma língua que é nossa e que muita gente desconhece, mesmo entre professores. O problema é que não disponho de qualquer texto dramático em mirandês e as minhas pesquisas foram infrutíferas. Será que me pode ajudar? Ficaria muito grata.
Bem vinda,

Já reencaminhei o seu email para a pessoa mais indicada para ajudar neste assunto.

Agradeço desde já o seu contacto.

Melhores cumprimentos.
Responder com Quote
Responder

« Anterior | Seguinte »

Opções Procurar
Procurar:

Procura Avançada
Display

Regras de Criação de Mensagens
não pode criar novos tópicos
não pode enviar respostas às mensagens
não pode adicionar ficheiros em anexo
não pode editar as suas mensagens

O Código vB está On
Smiles estão On
Código da [IMG] é On
Código HTML é Desligado
Ir Para o Fórum:


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 21:32.

Portal de Miranda do Douro